Diretora de Desenvolvimento e Negócio
Health Cluster Portugal
Joana Feijó é licenciada em Microbiologia pela Universidade Católica, mestre em Biologia Básica e Molecular e doutorada em Ciências Biomédicas pelo ICBAS. Quase 20 anos da sua carreira profissional foram passados no setor privado, trabalhando em estratégia de negócios, desenvolvimento
de produtos e comercialização no setor da Saúde. De 2015 a 2018, a Doutora Joana Feijó desenvolveu uma start-up tecnológica na área do Turismo a par com projetos de consultoria na área da Saúde. A Doutora Joana Feijó trabalhou no Grupo CRITICAL entre 2009-2015, onde passou por diferentes empresas: desde a Critical Health & Oncaring, passando
pela Critical Software e a Coimbra Genomics. Antes de ingressar no Grupo CRITICAL, a Doutora Joana Feijó trabalhou durante 3 anos na ALERT Life Sciences Computing, como Diretora do Departamento de Conteúdo Clínico e Análise Funcional. Durante esses anos, trabalhou na internacionalização da empresa para os mercados do Brasil, EUA, Reino Unido e Holanda.
Atualmente, a Doutora Joana Feijó integra a equipa executiva do Health Cluster Portugal (HCP) como Diretora de Desenvolvimento de Negócios.
A transferência de tecnologia pode ocorrer entre universidades, empresas e governos, formal ou informalmente, para compartilhar habilidades, conhecimentos, tecnologias, métodos de fabrico e muito mais.
Esta forma de transferência de conhecimento ajuda a garantir que os desenvolvimentos científicos e tecnológicos estão disponíveis para uma gama mais vasta de utilizadores que podem então ajudar a desenvolvê-lo ou explorá-lo.
A exploração comercial pode envolver a criação de joint ventures, acordos de licenciamento e parcerias para partilhar riscos e recompensas. Isto também pode ser associado à mobilização de capital de risco.
Uma parte importante da transferência de tecnologia é também a proteção da propriedade intelectual (PI), associada a inovações desenvolvidas em instituições de investigação.
Isso pode significar o licenciamento de propriedade intelectual patenteada para empresas externas ou a criação de empresas start-up para licenciar o IP.
Neste workshop, as discussões girarão em torno dos quadros de Transferência de Tecnologia e de boas práticas que provaram ser bem sucedidas em diferentes ecossistemas de inovação.
Será aplicado um modelo de Transferência de Tecnologia baseado num processo de três etapas a adequar a diferentes casos: registo de patentes, direitos de autor, registo de marcas & design; validação de conceito e garantia de financiamento inicial.